quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

DÚVIDAS FREQUENTES NA MICROPIGMENTAÇÃO



      1) Quanto tempo dura a Micropigmentação?
          Pode durar de 1 há 3 anos, considerando o tipo de pele e cor utilizada também a renovação celular constante, atualmente mais acelerada em função do uso de ácidos rejuvenescedores, e também pela ação direta dos raios solares, contribuem para o desbotamento do pigmento, precisando refazer a técnica após dois anos em média.
      2) Quais as precauções que se deve tomar após o processo de micropigmentação?
          No período de cicatrização evitar sauna, coçar, banho quente, sol, mergulho no mar ou piscina. Para aplicação nos lábios, além desses já descritos evitar também beijar na boca e ingerir crustáceos e bebidas ácidas.
       3) Micropigmentação e Maquiagem definitiva são a mesma coisa?
          Inicialmente a técnica era a mesma. Atualmente não. Na Maquiagem Longa Duração é utilizado um aparelho mais sofisticado que trabalha por vibração e não por rotação como a antiga técnica evitando sangramento da pele, também as agulhas e os pigmentos foram desenvolvidos especialmente para este fim o que fez com que a técnica evoluísse, traduzindo um trabalho mais suave e delicado, o que antes era mais agressivo e o traço sem muita precisão.
       4) E se eu não gostar?
         Como uma técnica de penetração de pigmentos, a mesma terá um tempo de duração na pele, mas considerando que ela só atinge a segunda camada da pele, podemos dizer que é um processo reversível. Para não reforçar esta maquiagem, basta não fazer os retoques de manutenção e poderá também, serem utilizados produtos que descamam a pele, acelerando a renovação celular, e em último caso recorrer ao processo de despigmentação. Nestes últimos casos sempre buscando a orientação de um especialista.
       5) Quem pode fazer a Micropigmentação?
      Quase todas as mulheres e homens podem se submeter a técnica, sendo contra-indicado para os portadores de diabetes, hemofilia, câncer de pele, herpes labial, alergias tópicas, grávidas ou no período pré menstrual. Em alguns desses casos se faz somente com prescrição médica.
     6) O que são aquelas sobrancelhas azuladas que as vezes vejo em alguém?
       Pode ser corrigido? Técnicas ainda pouco difundidas e o próprio desconhecimento de reações que se poderia obter no uso de algumas tonalidades, assim como pigmentos impróprios para este tipo de trabalho, foram fatores que propiciaram esses trágicos efeitos. Muitos deles irreversíveis, e outros com alguma possibilidade de melhora. Hoje um bom profissional, com bons conhecimentos de colorimetria não tem praticamente chances de errar em um resultado desejado. Podem ser corrigidas, sim, passando por um processo de camuflagem da cor antiga e aplicação do novo e adequado tom para aquela pele.
     7) Quem escolhe a cor?
      Tanto a cor como o design são bastante discutidos entre a cliente e a profissional. A cliente com sua idéia já pré-concebida e a profissional com sua experiência, irão trocar idéia e encontrarão a melhor opção unindo o desejo da cliente com a técnica da profissional.
     8) É preciso fazer alguma manutenção?
       Hoje já contamos com pigmentos que dispensam o retoque, porém ainda há casos que no processo de cicatrização, ao desprender uma "casquinha", fica uma falha na absorção do pigmento, então neste caso é necessário que a cliente retorne para uma revisão.
     9) Quanto tempo tenho que dispor para me submeter a técnica?
       Depende do que a cliente deseja fazer, se for apenas um procedimento cerca de 1 hora, mas para fazer a maquiagem completa, boca, olhos e sobrancelha, leva cerca de 4 horas.
    10) Que riscos são oferecidos a saúde?
      São premissas básicas para o completo sucesso do trabalho: Material de qualidade, material de uso individual descartável e principalmente assepsia do local. Com esses cuidados é rarísssimo ocorrer situações de infecção, lembrando que a cliente também é responsável pela manutenção e cuidados no processo de cicatrização, devendo seguir rigorosamente as orientações dadas pelo profissional.
     11) Este procedimento estético gera dor como na tatuagem?
       Por ser menos invasiva que as outras técnicas, a aplicação é praticamente quase indolor, pelo uso de cremes anestésicos antes do início da sessão que dura em média uma hora e meia. Utiliza-se um dermográfo, que possui uma agulha na sua extremidade e o pigmento é aplicado muito superficialmente entre a primeira e a segunda camada da pele, por isso não agride a derme e evita sangramento e dor acentuada, Já na tatuagem, o trauma dérmico chega a ser dez vezes maior, porque a profundidade da agulha na pele também é muito maior, já que atinge a terceira camada da pele.
     12) Quem está habilitado a fazer este trabalho?
       Como qualquer trabalho estético, a micropigmentação deve ser feita por profissionais formados, treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, colorimetria, desenhos, assepsia, entre outros conhecimentos importantes ligados a técnica e a aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário